quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Essa semana, onde faço um estágio, pude,de frente,ver e crer no bom coração das pessoas. Pessoas humildes na sua grande maioria, tendem a ter esse tal bom coração; em contrapartida, pessoas detentoras de um bom nível social, nao tangem-se tanto à esse ponto peculiar.Pois bem, estava eu iniciando o processo de um senhor (os tais expurgos inflacionários do fgts) notadamente humilde, que carregava as suas sacolinhas com esmero,chinelos surrados, sua visão quase toda comprometida à cegueira,e trajes igualmente modestos.Analfabeto,sua assinatura se resumia ao seu dedo polegar.O referido senhor me pediu encarecidamente para que eu colocasse o meu nome na folhinha com o número do seu processo, afim de que, no final da ação judicial, sendo ele ganhador da demanda, ele dividiria comigo o valor que doravante receberia.Aquilo me pegou de surpresa, nao pela proposta feita,pois jamais seria aceita, mas pela humildade e inocência que aquele homem tinha. Respondi educadamente que não, que aquele era o meu dever, e que dali à um tempo ele receberia a sua carta de citação.
Chegando em casa, refletindo, acabei por me perguntar se uma pessoa de outro nível, um político, um grande empresário, faria isso, proporia tal acordo. Óbvio que não, a ganância e sede pelo mais mais e mais esmaga alguns dos bons sentimentos e princípios que alguns poderiam e deveriam ter.
Fiquei satisfeita com esse dia.

Nenhum comentário: